O sistema de controle de jornada sempre foi motivo de controvérsias judiciais na Justiça Trabalhista, sobretudo quando há pedido em Reclamações Trabalhistas envolvendo horas extraordinárias.
Se, por um lado, a marcação de ponto tem como escopo registrar o tempo efetivamente laborado pelo trabalhador; por outro, não é incomum encontrarmos casos concretos de falta de controles, ou, o que é pior, adulteração ou marcação distorcida dos registros por parte dos empregadores, gerando dúvidas ao julgador quando da prolação do Direito.
Em 21 de agosto de 2009, face a necessidade de sistemas mais rígidos de controle de jornada, aliado às frequentes discussões nos foros trabalhistas acerca da possibilidade de manipulação destes registros, o Ministério do Trabalho e Emprego editou a Portaria 1.510 a qual estabelece diretrizes para a elaboração de novo sistema de Registro Eletrônico de Ponto – REP a ser adotado pelas empresas que mantém o sistema eletrônico de controle de jornada.
Existem 3 formas de controle de ponto, mas pergunta-se: - O que distingue, o sistema de marcação eletrônica das outras modalidades?
A principal diferença é a segurança trazida pela utilização de equipamentos eletrônicos e pelos softwares capazes de gerenciar essas informações.
Os sistemas de Registro Eletrônico de Ponto possuem um sistema "blindado" devidamente homologado pelo MTE, o que impossibilita qualquer adulteração ou manuseio das informações ali contidas, sendo permitida, tão somente, a consulta ao seu banco de dados e impressão das informações.
Assim, os relógios eletrônicos de ponto fornecidos pela Insoft4 APS possuem excelente qualidade, contando com sistemas de impressão com alta velocidade, garantindo grande capacidade de armazenamento, autonomia, rapidez no processo de marcação e facilidade de operação.
Frisa-se que os relógios eletrônicos de ponto oferecidos pela Insoft4 foram desenvolvidos especialmente para atender as exigências da portaria 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego, o que garante a sua empresa maior segurança para controle e armazenamento de informações, podendo contar com relógios de ponto com leitores de barras, biometria e proximidade, conforme a sua necessidade ou exigência