A Insoft4 oferece diversos equipamentos para controle de acesso, registro de ponto, dentre outros produtos e serviços que visam facilitar as rotinas diárias do setor de Recursos Humanos, entretanto, sempre ressalta o papel fundamental dos funcionários e colaboradores, dessa forma, apresenta em duas partes, dicas para auxiliar o RH nas atividades de recrutamento e seleção.
1) Perfil do cargo: Não entenda o recrutamento como simples divulgação e preenchimento de vagas, mas com uma forma de atrair pessoas qualificadas que se encaixem nas necessidades das empresas. Antes de divulgar a vaga, defina claramente qual é o perfil do cargo e quais são as habilidades fundamentais que o candidato deve apresentar.
2) Recrutamento externo e interno: O recrutamento interno é uma excelente oportunidade para promoções e transferências. Um trabalho que, além de ser rápido e econômico para a empresa, valoriza o funcionário. Mas cuidado para não colocar em risco a competência de um funcionário que já esteja bem em determinada função. Já o recrutamento externo, apesar de mais caro, pode renovar o quadro de funcionários e atrair pessoas que já foram desenvolvidas e treinadas por outras empresas.
3) Entrevista: A entrevista é a oportunidade que a empresa tem para conhecer melhor o candidato. Aproveite a oportunidade e deixe que ele exponha suas qualificações e expectativas para que você possa confirmar as informações passadas pelo currículo. Faça perguntas diretas e que atenta não só as respostas, mas também ao comportamento do candidato.
4) Análise: Feita a entrevista, analise cuidadosamente tudo que o candidato apresentou. Identifique o que ele realmente domina e qual é o seu diferencial. Analise se o perfil do candidato se enquadra no perfil do cargo e não esqueça de avaliar questões como persuasão, motivação e empenho na realização de tarefas. Essas são características importantes para o profissional de vendas.
Fique atento a segunda parte das dicas.
Fonte: http://www.rhportal.com.br/
Autora Simone Coelho Chiaretto