Você deve estar se perguntando se ainda existe espionagem industrial, mas a resposta é sim, embora em nada se compare aos filmes hollywoodianos de ação a espionagem realmente praticada em empresas, corporações e indústrias em geral.
Bom, mas o que você tem a ver com isso?
É simples, a Insoft4 se preocupa com a segurança da sua empresa e investe em controladores de acesso, identificadores, e demais equipamentos que protegem seu patrimônio e você deve estar atento a concorrência que pode acreditar no ditado popular que “a grama do vizinho é sempre mais verde” e tentar obter informações que prejudiquem sua empresa.
Mas afinal, o que é espionagem?
O conceito é simples é a atividade que visa a recolha de notícias ou informações por métodos clandestinos ou legais.
E se você gosta de história deve estar se perguntando: a espionagem não acabou com o fim da Guerra Fria?
Não. Há quem afirme que a espionagem acabou com o fim da Guerra Fria. Porém, os casos de espionagem detectados nos últimos anos demonstram uma realidade bem diferente, o que pode sem comprovado através do acesso a noticias on line principalmente as relacionadas ao exterior onde escândalos de espionagem frequentemente encabeçam as manchetes.
Existem diferenças entre “Espionagem Econômica”, “Competitive Intelligence” e “Espionagem Industrial”?
Sim, tratam-se de modalidades distintas de espionagem:
- Espionagem Industrial refere-se às atividades ilícitas de recolha encoberta de informações desenvolvidas por empresas concorrentes sem a intervenção de Serviços de Informações ou de outros organismos patrocinados por Estados estrangeiros.
- Competitive Intelligence refere-se às atividades de recolha e análise de informações abertas por parte de empresas com o intuito de reforçar a sua posição concorrencial no mercado.
- Espionagem Econômica refere-se às atividades ilícitas de recolha encoberta de informações desenvolvidas por Serviços de Informações ou por outros organismos patrocinados por Estados estrangeiros.
Fonte: http://www.pse.com