Ainda em relação a Copa do mundo 2014 no Brasil, mais algumas questões podem surgir ao empregador, como por exemplo: O que fazer no caso de faltas injustificadas, ausências de curto prazo ou apresentação de falso atestado médico?
Em caso de faltas ou ausências injustificadas a empresa poderá proceder o devido desconto do salário do empregado, e em alguns casos, tomar uma medida disciplinar contra o funcionário. O mesmo se aplica a falsidade de atestados médicos, onde as devidas sanções também poderão ser tomadas.
Mas e se o funcionário estiver alcoolizado? A empresa poderá usar bafômetros? Que medida a empresa deve tomar? A utilização de bafômetros nos locais de trabalho não é prevista em lei e, portanto, não é recomendada, já que poderá acarretar demandas judiciais contra a empresa, sob o risco de ser interpretada como violação ao direito à intimidade do empregado.
No caso de embriaguez constante em serviço, esta sim é motivo para a rescisão do contrato de trabalho, contudo, a Justiça Trabalhista tem reconhecido o alcoolismo como uma doença, que caso constatada, a empresa não poderá dispensar o profissional.
Dependendo do caso, o funcionário deverá passar por exames médicos na Previdência Social, que podem resultar em afastamento.
Fique atento as outras dicas que serão postadas antes do início da Copa do Mundo Brasil 2014! Confira também nossas soluções em equipamentos e softwares de ponto eletrônico e controle de acesso.
Confira a Parte 1 da nossa série de artigos sobre, como as empresas devem agir com problemas em épocas festivas.
Folha.com - Maria Cristina Frias