Continuamos nossa série de 10 dicas para evitar ou minimizar problemas de comunicação interna nas empresas, fique atento:
4 - O uso de uma linguagem adequada para o público que o comunicador deseja atingir é outro ponto de extrema relevância, assim, não adianta usar belíssimos termos técnicos para uma equipe que não está acostumada com tais expressões, pois isso só fará com que as pessoas sintam-se "peixes fora d'água" ou tenham, ainda, uma interpretação completamente contrária àquela desejada pelo comunicador. A boa linguagem é aquela que pode ser compreendida: direta, clara e simples.
5 - E já que estamos falando do alinhamento de linguagem, para que sua empresa não se torne uma "Torre de Babel", durante a realização de eventos internos, os dirigentes devem aproveitar essa oportunidade para demonstrar que apesar de estarem em escalas hierárquicas diferenciadas, falam a mesma linguagem de qualquer profissional. Por isso, quando um diretor for realizar um pronunciamento para os colaboradores, deve lembrar-se de se colocar no lugar de quem irá escutá-lo e se questionar: "Essa é a melhor maneira de passar o recado para quem vai me ouvir?".
6 - É fundamental para a comunicação interna que a empresa tenha inserida em sua cultura a clara postura de que os profissionais têm espaço para tirar dúvidas, apresentar sugestões e que isso, em hipótese alguma, será considerado um sinal de fraqueza, mas sim uma demonstração clara pelo interesse de aprendizado contínuo.
7 - A tecnologia facilita muito a disseminação de informações em uma empresa, notadamente quando essa possui um universo expressivo de profissionais. Contudo, o contato face a face jamais deve ser relegado a um segundo plano. As relações interpessoais fortalecem os laços entre as pessoas e estimulam a confiança entre os pares. E quando isso ocorre, os impactos positivos surgem no clima organizacional, no espírito de equipe, no desempenho dos talentos, entre outros fatores indispensáveis a uma organização saudável e competitiva.
Não deixe de conferir as últimas dicas de comunicação interna, queremos ajudar você a melhorar o ambiente de trabalho!
Fonte: RH.com.br