As empresas adquirem produtos, investem em estrutura, mas e o fator humano? O “patrimônio humano” da empresa merece ser amparado pelo setor de RH, que possui como função não somente rotinas administrativas como também a valorização do pessoal através de diversas ações como, por exemplo, a implantação de planos de carreira.
Não são poucos os casos de empresas que constantemente reclamam de problemas na comunicação interna o que tende a ocasionar situações que vão desde a geração de conflitos entre dois ou três membros de uma equipe, até mesmo o comprometimento do clima organizacional.
A comunicação interna eficaz é indispensável para a gestão estratégica da empresa, isso é fato. Assim, algumas ações simples podem ser adotadas no dia a dia as quais nem sempre necessitam de grandes investimentos, porém contemplam um retorno expressivo às empresas.
A Insoft4 APS apresenta algumas dicas que poderão ser aplicadas para evitar ou minimizar problemas de comunicação interna, confira:
1 - Política de portas abertas sempre tem ótima repercussão por quem a adota, ou seja, a empresa onde o gestor sempre está disposto não somente a ouvir, mas principalmente a escutar o que os liderados têm a dizer, é um local onde a comunicação interpessoal e os níveis de confiança tendem a crescer. Existem empresas que levam literalmente a "Portas Abertas" ao pé da letra e chegam a abolir as portas em troca de divisórias que permitem que os profissionais possam se olhar literalmente e isso vale para líderes e liderados.
2 - Prática do feedback deve ser constantemente aprimorada entre todos os níveis hierárquicos, e nunca vista como uma ação pontual que precisa ser aplicada em um momento de crise da organização, isso porque dar e receber feedback também está diretamente relacionado às ações comportamentais e os profissionais só conseguem incorporá-la ao dia a dia, quando o processo faz parte da sua rotina. Lembrando que o feedback é um instrumento de desenvolvimento para o talento e nunca uma ferramenta de "retaliações".
3 - Uso frequente dos canais de comunicação da empresa como e-mails, murais, caixas de sugestões. A organização que possui meios para se comunicar com seus funcionários, precisa utilizá-los ao máximo e com constância, uma vez que isso irá gerar nas pessoas o hábito de acompanhar as "últimas notícias da empresa" e o que é mais importante: vindas de fontes seguras. Não é preciso alto investimento para que a comunicação flua na organização, lembre-se de que um mural localizado em local estratégico como um refeitório, por exemplo, pode ter um ótimo alcance de público.
Confira mais dicas nessa semana!
Fonte: RH.com.br